Dia da Filosofia no AECCB

Na terceira quinta feira do mês de novembro, conforme estipulado pela UNESCO, que neste ano coincidiu com o dia 15, comemorou-se o Dia da Filosofia. No AECCB, as atividades foram muitas e envolveram alunos e professores de várias áreas disciplinares.

Durante a manhã, para além do sempre agradável piano do professor Rui Mesquita acompanhado pelas vozes maravilhosas da Bárbara e da Sofia, dos Bombando, da distribuição de rebuçados com pensamentos, da exposição de cartoons e das frases filosóficas e antifilosóficas presentes em toda a escola, realizou-se ainda a palestra/workshop, proferida pela Dra. Marlene Barra, da U.M., organizada colaborativamente pelo subdepartamento de Filosofia e o Departamento de Educação Especial, cujo tema foi “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, no âmbito da educação para o Desenvolvimento e Direitos Humanos”. Os envolvidos, quatro turmas do ensino secundário tanto regular como profissional e respetivos professores, testemunharam o interesse e pertinência do tema tratado.

À tarde, e porque desta vez o Dia da Filosofia e o Dia da Língua Gestual Portuguesa coincidiram no calendário, teve lugar um momento de poesia dita com o som e o gesto: dois alunos do secundário, o Júlio e a Mariana, deram voz a um poema de João Negreiros enquanto a professora Luísa…, interprete de Língua Gestual Portuguesa, o transmitia pelo gesto. Depois, foi a vez dos meninos da EB1 da Lagoa, que interpretaram magnificamente o “Ser Poeta” de Sophia de Melo Breyner, acompanhando o gesto e o som da voz pelo som do oboé, tocado por uma encarregada de educação.

Depois disso, teve lugar o 2º Chá Filosófico deste ano letivo, organizado pelo subdepartamento de filosofia em colaboração com a Equipa da Biblioteca. Desta vez, teve como tema “A Revolução 4.0 – O Processo de Automação” e, como convidado especial, o professor João Paulo Carneiro. Estiveram presentes professores de várias áreas disciplinares e alunos de várias turmas do ensino secundário que, conjuntamente, refletiram acerca do tema proposto. As “honras da casa”, como vem sendo habitual, ficaram a cargo do professor Carlos Almeida.

Ainda no âmbito desta comemoração, no dia 16, à tarde, o auditório de ESCCB teve lotação esgotada, com a palestra “Teremos a obrigação moral de combater a pobreza absoluta?”, proferida pelo Dr. Luís Veríssimo, doutorando da U.P. que, gentilmente, acedeu ao nosso convite. O tema, em forma de desafio, ou não se tratasse de um problema filosófico, motivou a participação dos presentes que se envolveram num verdadeiro debate filosófico.

E assim, com a colaboração de muitos, fizemos do Dia da Filosofia uma festa!