Celebramos o MIBE em todas as Bibliotecas Escolares do AECCB

Ao longo do mês de outubro celebramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, que este ano teve como tema “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco convidaram os alunos e os novos professores a visitar os seus espaços e serviços tentando proporcionar uma aproximação aos novos utilizadores. A equipa educativa divulgou boas razões para ir à biblioteca, as suas regras e atividades de promoção do livro, da leitura e das literacias a eles associadas.

Foram dinamizadas várias ações à volta do livro do mês, nas diferentes bibliotecas. Trabalhamos a interdisciplinaridade, através da realização de diversas atividades a saber: Recriação artística de contos tradicionais de todo o mundo com dramatizações, produção de podcasts e de vídeos por várias turmas dos diferentes ciclos e pelo Ensino Especial no âmbito do Projeto EnvolVer; Evocação do Dia Mundial da Alimentação (16 outubro); Exposições de trabalhos dos alunos sobre alimentação saudável e bons hábitos alimentares, uma parceria com a disciplina de Ciências Naturais; Palestras sobre comportamentos e hábitos alimentares na adolescência (Professoras Telma Fernandes e Ana Guerra); Evocação do Ano Internacional das Frutas e Legumes (Biblioteca Escolar de Antas); Divulgação da 3.ª edição do concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, promovido pela Biblioteca Municipal; Sessões de leitura em parceria com o projeto “10 Minutos a Ler” ; Comemoração do Dia da Biblioteca Escolar; Realização de um pedipaper, para todas as turmas do 7.º ano, “Vamos conhecer melhor a nossa biblioteca escolar – Júlio Brandão”; Evocação do Halloween, em parceria com o subdepartamento de inglês e com o 1.º ciclo.

Por fim, demos continuidade aos Clubes de Leitura, das bibliotecas do 1.º ciclo e iniciamos, em parceria com diversos departamentos, a celebração do Centenário do Nascimento de José Saramago.

Todos os alunos se integraram e envolveram, com muito dinamismo e alegria, no ambiente das nossas bibliotecas escolares e nas variadas ações por elas desenvolvidas.

Deixe uma resposta