Um olhar sobre o Bailado «Memorial do Convento»

No passado dia 28 de outubro, no âmbito da disciplina de português, um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco deslocou-se à Casa das Artes para assistir ao ensaio geral de um bailado em III atos, interpretado pela companhia «Dança em Diálogos», e inspirado na obra «Memorial do Convento» de José Saramago.

 O desempenho dos bailarinos foi fantástico, demonstrando sempre imensa emoção, paixão e graciosidade. Os espetadores sentiram a revolta de D. Maria Ana Josefa por apenas ser vista como um objeto para procriar, o amor entre Baltasar e Blimunda e a vontade do padre Bartolomeu Lourenço de conseguir ir mais além do que algum homem havia ido. Ademais, a música que acompanha cada momento retratado no bailado é harmoniosamente adequada às diversas emoções que lhe estão associadas, conseguindo, eficazmente, transmiti-las para a plateia.

 É de salientar a forma excecional como os bailarinos interagiram com o público, nomeadamente a bailarina que interpretou a personagem Blimunda (um papel desempenhado por Margarida Trigueiros), quando recolhia vontades na plateia. Foi, deveras, criativa a ideia de complementar o bailado com a imagem cinematográfica que contribuiu para um enquadramento mais verossímil das cenas interpretadas.

Em suma, o bailado «Memorial do Convento», a primeira revisitação dançada desta obra, foi um espetáculo de inúmeras emoções, tendo-se revelado não só uma ótima estratégia para introduzir o estudo deste romance saramaguiano, mas também para formar os alunos do AECCB como cidadãos culturalmente mais ricos.

Deixe um comentário