“Seja Livre Sendo Dono de um Negócio”

Miguel Matos na Camilo

No dia 17 de outubro, Miguel Matos, consultor de negócios e CEO da APAMM, apresentou a palestra “Seja Livre Sendo Dono de um Negócio”, título do seu livro recentemente editado pela Vida Económica.

Esta iniciativa, organizada pelos professores Ana Almeida, Eugénia Carvalho e Manuel José, resultou de uma parceria entre os subdepartamentos de Informática e de Economia e Contabilidade, e teve como objetivo principal incentivar e despertar o espírito empreendedor dos jovens para a concretização de projetos inovadores, fornecendo-lhes ainda algumas “dicas” para encararem a criação do seu próprio negócio como uma possibilidade para o seu futuro profissional.

Coube ao diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira, fazer a abertura da palestra e a apresentação do orador, evidenciando a importância deste tipo de iniciativas como complemento essencial às aprendizagens adquiridas em sala de aula.

Miguel Matos, apoiado numa apresentação eletrónica original, com músicas do escocês Sandy Kilpatrick, demonstrou que é possível e acessível a uma pessoa comum tornar-se livre, através da criação e desenvolvimento de um negócio. Alertou para alguns aspetos relevantes associados a esta área e exemplificou várias situações reais, tendo lançado desafios no sentido de os alunos acreditarem nas suas ideias, referindo que devem esforçarem-se por materializar os seus planos.

Os alunos dos cursos profissionais, designadamente as turmas TGPSI8, do 3º ano do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, TDesG4, do 3º ano do curso de Técnico de Design Gráfico, TAUD7, do 3º ano do curso de Técnico de Audiovisuais, TDesm/G, do 1º ano do curso de Técnico de Design de Moda e Design Gráfico, TV4, do 1º ano do curso de Técnico de Vendas, e ainda a turma I do 11.º ano do ensino regular do curso de Ciências Socioeconómicas, encheram o auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

É de salientar que os alunos do curso profissional de Técnico de Audiovisuais fizeram reportagem fotográfica e de vídeo, sob a orientação dos professores Maria José Carneiro, Alexandre Sousa e Filipe Cerqueira.

Este encontro permitiu sensibilizar e motivar os alunos para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa, de cooperação e de criatividade.

O balanço final da atividade tem de ser considerado bastante positivo, dada a atenção com que a plateia se comportou, como também o entusiasmo com que os alunos interagiram com o orador, fruto da pertinência do tema e da capacidade comunicativa de Miguel Matos: concisão, rigor e clareza.

Atividade promovida pelo professor Manuel José Machado