No presente ano letivo, a turma JI.BB, da Escola Básica Luís de Camões, recebeu 22 crianças pela primeira vez, para formar uma turma de 25, uma vez que 3 transitaram do ano letivo anterior. De cada um destes dois grupos, evidenciaram-se dois “sabichões” e “apaixonados” por Dinossauros: o Vasco Guimarães (sábio e já experiente, desde o ano letivo transato ) e Luís Vilaça (um sábio “recém-chegado”). Ambos conseguiram cativar, entusiasmar, dar a ver, falar e conhecer – viver/experienciar – a história de variados dinossauros, levando a turma JI.BB a entusiasmar-se e a pretender saber mais sobre o assunto ao longo deste ano letivo, através do projeto “Escola com Vida, que convida e educa”, associado ao projeto “Eco-escolas”.
O projeto, tal como no ano letivo anterior, implicou uma dinâmica participativa e colaborante entre crianças (na sala/turma), entre o JI/crianças e Pais/familiares (em casa) e, com a equipa da Biblioteca Escolar, em colaboração com o Projeto “Estórias- Uma Janela para o Mundo”, a qual novamente nos presenteou com cativantes momentos de “Hora do Conto”, o que em muito contribuiu para este “sonho” sobre dinossauros, conforme vídeo apresentado. Deste modo, surgiram algumas questões: “o que se quer saber/o que há a descobrir e saber para quê?”; “o que fazer e como?”; “quem quer fazer e com o quê?”; “onde fazer e onde se saber?” (…)
Assim, foi com a maior das facilidades que cada um transmitiu todo o seu conhecimento, de uma forma incrivelmente espantosa, ficando-se a conhecer: as épocas em que viveram, muitos dos seus nomes – a começar pelo “rei T rex” – as suas dimensões, espécies e características físicas e de mobilidade, o que comiam, como nasciam e cresciam, onde e como viviam, as suas lutas e bravuras… até ao seu desaparecimento e à descoberta de seus fósseis (agora expostos nos respetivos museus), culminando com peças de vestuário alusivas a dinossauros. Muito se descobriu, aprendeu e fez, usando materiais reutilizáveis, preenchendo e decorando a sala, finalizando com a criação de um novo “Dino”, agora exposto na EB Luís de Camões: o Pteranodon, o nosso “dinossauro voador” (legendado pela família da Ana Sousa).
Nesta linda fase da vida das crianças, por certo, o desenvolvimento de tais descobertas, aprendizagens, alegrias, aventuras e sonho, contribuíram para o nascimento de um novo amigo. E a todos/as os que contribuíram para tal sucesso, o nosso bem haja.
Vídeo da atividade

