Património famalicense no currículo escolar

O Marka A tua identidade é um projeto educativo organizado pelo Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) que tem como objetivo principal uma articulação do currículo nacional com o património local.

Este ano será trabalhado o Surrealismo, visto ser um dos ex-líbris do património local patenteado na Fundação Cupertino de Miranda (FCM), um parceiro primordial neste processo. Será levado a cabo um conjunto de atividades sobre este Movimento Artístico do século XX, através de visitas orientadas e oficinas realizadas por Joana Rosa de Sousa e Olívia Ribeiro do Serviço Educativo do Museu da FCM.

Iniciou-se este percurso em setembro, na Fundação, através da ação de formação certificada Surrealismo trocado por miúdos para os professores do pré-escolar e 4º ano do AECCB, com o intuito de melhor se integrarem e relacionarem com a temática. Nos meses de outubro e novembro, nas escolas do Agrupamento, decorreu uma leitura encenada de uma fábula do Plano Nacional de Leitura, dinamizada pela professora bibliotecária do AECCB, Cristina Goulão, e pela técnica do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, Maria João Silva. Esta atividade servirá como estímulo na produção de outras fábulas de inspiração Surrealista, que serão expressas artisticamente numa exposição final.