A arte do livro na escola

RETRATAR #01 – subordinada ao tema “personalidades” é um livro de divulgação de trabalhos de Artes Visuais. É um projeto embrionário que está em fase experimental e requer a recetividade da comunidade escolar da Escola Camilo Castelo Branco.

O primeiro livro apresenta trabalhos realizados por alunos do 12º ano de escolaridade, realizados no contexto da disciplina de Desenho A, do Curso Geral de Artes Visuais.

O objetivo dos trabalhos iniciou-se com a apresentação das proporções do rosto humano tendo como exposição inicial a divulgação de retratos de Leonardo da Vinci.

São utilizadas no processo as técnicas de lápis de grafite e esferográfica. Ao lápis de grafite, foi requerido um tempo de execução mais demorado, na utilização da esferográfica foi solicitado um registo mais rápido com a preocupação de não levantar a esferográfica do papel.

Para a execução dos trabalhos foi necessário realizar uma sessão de fotografia de retratos dos elementos que constituem a turma, de forma a adquirir essência que sustentasse os conteúdos.

Como inscrição de motivação, foram executadas ilustrações digitais, para que os alunos pudessem seguir a fruição gestual pertinaz a que o professor João Pinho se habituou.

A linguagem pictural significante que se nos apresenta, RETRATAR #01, reveste-se em grande autenticidade académica.

RETRATAR #01 é a mordacidade virtual aparente em presença e reveste-se de imenso sensorial físico.

A execução do livro contou com a colaboração dos alunos do Curso de Técnico de Design e Comunicação Gráfica da Escola Camilo Castelo Branco. O livro pode ser consultado por toda a comunidade escolar na Biblioteca da Escola Camilo Castelo Branco.

Deixe um comentário