Um olhar sobre o Bailado «Memorial do Convento»

Published by

on

No passado dia 28 de outubro, no âmbito da disciplina de português, um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco deslocou-se à Casa das Artes para assistir ao ensaio geral de um bailado em III atos, interpretado pela companhia «Dança em Diálogos», e inspirado na obra «Memorial do Convento» de José Saramago.

 O desempenho dos bailarinos foi fantástico, demonstrando sempre imensa emoção, paixão e graciosidade. Os espetadores sentiram a revolta de D. Maria Ana Josefa por apenas ser vista como um objeto para procriar, o amor entre Baltasar e Blimunda e a vontade do padre Bartolomeu Lourenço de conseguir ir mais além do que algum homem havia ido. Ademais, a música que acompanha cada momento retratado no bailado é harmoniosamente adequada às diversas emoções que lhe estão associadas, conseguindo, eficazmente, transmiti-las para a plateia.

 É de salientar a forma excecional como os bailarinos interagiram com o público, nomeadamente a bailarina que interpretou a personagem Blimunda (um papel desempenhado por Margarida Trigueiros), quando recolhia vontades na plateia. Foi, deveras, criativa a ideia de complementar o bailado com a imagem cinematográfica que contribuiu para um enquadramento mais verossímil das cenas interpretadas.

Em suma, o bailado «Memorial do Convento», a primeira revisitação dançada desta obra, foi um espetáculo de inúmeras emoções, tendo-se revelado não só uma ótima estratégia para introduzir o estudo deste romance saramaguiano, mas também para formar os alunos do AECCB como cidadãos culturalmente mais ricos.

2 comentários a “Um olhar sobre o Bailado «Memorial do Convento»”

  1. Avatar de bir binance hesabi acin

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  2. Avatar de Бонус за регистрацию в binance

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *