Tertúlia A REVOLUÇÃO 4.0 E O FUTURO DA ESCOLA

O Grupo de Filosofia da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco, no âmbito do seu Plano Anual de Atividades, em parceria com a Biblioteca, realizou, na passado sexta-feira, dia 25, a sua terceira Tertúlia no ano letivo em curso, subordinada ao tema A REVOLUÇÃO 4.0 E O FUTURO DA ESCOLA, destinada a alunos e professores do ensino secundário.

Com as dificuldades próprias de um assunto desta natureza, urgente para as novas gerações, as opiniões partilhadas giraram em torno de três eixos: o desencanto dos alunos com a ESCOLA atual; o galgar da Inteligência Artificial a todos os domínios e esferas da atividade humana e a progressiva substituição das pessoas e eliminação de postos de trabalho por máquinas robotizadas.

Que podemos fazer? – Ninguém, em boa fé, o poderá dizer, até porque a revolução em curso é relativamente silenciosa e os bons conhecimentos e avanços circulam em circuitos mais ou menos fechados. Mas lançámos sementes que – espera-se – florescem e frutifiquem, no interesse geral e bem comum.

Carlos Almeida