No início de abril de 2022, começou a ser implemento na EB 2/3 Júlio Brandão, pertencente ao AECCB, o Projeto “Escola a Ler”, enquadrado no Plano Escola + 21/23. Esta iniciativa tem como objetivos principais trabalhar a leitura e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha.
A primeira etapa foi a formação da equipa, constituída pelos docentes Paula Antonione e Paulo Lisboa, sendo coordenada pela professora bibliotecária, Alzira Araújo. De seguida, os professores selecionaram três das seis atividades propostas, tendo em consideração o contexto escolar. Assim, foram escolhidas “Leitura orientada”, “Vou levar-te comigo” e “Livr`à mão”.
A primeira atividade proporcionou o contato dos alunos com livros que os motivassem para a prática regular e continuada da leitura. A segunda atividade pretendeu dinamizar a requisição domiciliária na biblioteca escolar. A terceira atividade estimulou a leitura silenciosa de livros que os alunos traziam consigo. De referir ainda que, para a implementação da “Leitura orientada”, os professores selecionaram obras que tivessem em conta os conteúdos programáticos específicos das disciplinas ou temáticas abordadas de forma transversal. Nesse sentido, foram elaboradas fichas de leitura para os livros “O Tesouro”, de Manuel António Pina, sobre a Revolução do 25 de Abril e a Democracia, e “A Árvore”, de Sophia de Mello Breyner Andersen, baseado em contos populares japoneses, que abordam os valores ambientais, tão em voga nos dias de hoje.
Ao longo do 3.º período, os alunos desenvolveram as atividades referidas, em contexto de sala de aula ou na biblioteca escolar. Estiveram envolvidas várias turmas dos 5.º e 6.º anos, sob orientação da equipa referida, com excelente receção por parte dos alunos. No próximo ano letivo, este projeto irá continuar a ser implementado, recorrendo a outras atividades e autores.
Deixe um comentário