Pequenos atores encerram Atelier de Escrita Criativa com peça de teatro

Published by

on

A turma 4.AA da Escola Conde de S. Cosme levou à cena, a 31 de maio, a representação do texto “O Poder do Amor”, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, durante o evento de apresentação da publicação “Os Brilhantes”, presidido pelo Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão e onde estiveram presentes todas as turmas envolvidas no Atelier de Escrita Criativa e ilustração, assim como os seu animadores.

Tendo como mote a obra literária de Camilo Castelo Branco e particularmente o título “Os Brilhantes do Brasileiro”, ao longo do segundo período do corrente ano, quatro turmas de quatro escolas do concelho produziram quatro histórias respondendo, em cinco sessões, a animados desafios semanais do escritor Pedro Chagas Freitas. Posteriormente, criaram as ilustrações que acompanhariam as narrativas e lhe acrescentam atratividade visual, com a orientação e colaboração da ilustradora Gabriela Sotto Maior, tendo como recurso gráfico e ponto de partida para o estímulo da criatividade e a produção das criações visuais e artísticas, a colagem, em cartolinas coloridas, dos mais diversos papeis, texturas e objetos, que todos os envolvidos colecionaram na perspetiva de um uso criativo.

O resultado, editado sob o título genérico “Os Brilhantes” pelo Município de Vila Nova de Famalicão e Casa de Camilo – Museu / Centro de Estudos inclui os textos “À Descoberta de Novos Brilhantes” (4.AA Conde S. Cosme), “Uma Aventura Emocionante” (4G Louro/Mouquim), “Uma Brilhante Aventura” (NS4 Nuno Simões), “O poder do Amor” (B3 Ruivães) e também a adaptação para teatro que a “Turma das Estrelas” elaborou deste último, sob orientação de Jorge Pimentel, professor da turma, que também encenou.

Além da apresentação da obra editorial, decorreu também a inauguração da exposição dos trabalhos plásticos originais, que prefiguram as ilustrações do livro, e que se mantem patente ao público na sala de exposições do Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide.