O dia 12 de outubro representa uma data muito importante para todo o mundo hispanofalante, sendo feriado nacional. A comemoração deste dia, com os célebres desfiles militares, iniciou-se em Espanha em 1915 e mais tarde nos restantes países hispanofalantes. Este dia é conhecido comummente como o Dia da Hispanidade e representa o dia em que Cristóvão Colombo chegou à América, ao Novo Mundo – a 12 de outubro de 1492 – feito este que proporcionou a comunicação entre dois mundos, que até então se desconheciam.
Com o intuito de comemorar este dia e ampliar os conhecimentos culturais e linguísticos, os estudantes de espanhol do 11.º L e N do AECCB, além das atividades que realizaram em contexto de sala de aula, viajaram, no dia 11 de outubro, à Galiza para visitar a réplica da caravela “Pinta” em Baiona, província de Pontevedra, primeira localidade europeia a receber a notícia da descoberta do Novo Mundo. Desta maneira, os alunos puderam perceber, de forma contextualizada, como era a vida diária numa caravela do século XV, tendo sido a “Pinta” uma das três que saíram do porto de Palos, em Huelva, no sul de Espanha, no dia 3 de agosto de 1492.
Como estudantes de Humanidades, não deixaram de usufruir de duas visitas guiadas em língua espanhola na cidade de A Guarda, para conhecer o Monte de Santa Trega e os seus castros, assim como a fortaleza de Santa Cruz, monumento que teve a sua importância no período da Restauração da Independência Portuguesa. Para culminar da melhor forma este dia, os alunos tiveram também a oportunidade de confraternizar numa “bocatería”, onde estava preparado um lanche com “bocatas” típicos, conhecimento gastronómico que enriqueceu a competência (inter)cultural dos estudantes.
Deixe um comentário