ECCB Destaca-se! Aprendizagem da língua espanhola

Published by

on

A

ECCB continua a destacar-se a nível nacional na aprendizagem da língua espanhola

No dia 18 de janeiro, realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real a cerimónia de entrega de prémios relativa à X edição do concurso nacional Carta a los Reyes Magos, que conta com a parceria do município atrás mencionado e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Mais uma vez o nome de alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) figurou na lista dos vencedores. 

Depois dos prémios ganhos no ano letivo anterior no âmbito dos concursos nacionais Carta a los Reyes Magos e Traduzir 2019, os estudantes de espanhol do AECCB continuam a revelar um forte entusiasmo na aprendizagem da língua de nuestros hermanos, algo que mereceu uma prenda dos Reis Magos. Desta vez, atribuíram, num único concurso – Carta a los Reyes Magos –, o prémio referente a dois níveis linguísticos. As vencedoras foram as alunas Margarida Salgado Moreira, que ganhou o concurso no nível 11.º iniciação, e Inês Maria Oliveira Miranda, vencedora no nível 12.º iniciação, sendo este último caso mais um exemplo da motivação para a aprendizagem da língua espanhola pois se trata de uma disciplina de opção na qual os alunos desejam investir com o principal objetivo de consolidar e ampliar níveis linguísticos que, seguramente, se tornarão úteis em termos socioprofissionais.

Esta é a grande linha de orientação do grupo disciplinar de espanhol do AECCB, assente em aprendizagens significativas e num ensino de vertente prática de preparação para as diversas situações de uso da língua, abordando-se com igual importância todas as destrezas linguísticas. É indispensável levar em consideração a ideia de que aprender uma língua estrangeira não constitui somente um ato cognitivo. Como disseram James e Garrett, a aprendizagem de uma língua estrangeira é acima de tudo um ato afetivo, estando muito dependente do interesse e da motivação do estudante. Tanto se aprende com a cabeça como com o coração.