As bibliotecas escolares do primeiro ciclo do AECCB (Escola Básica Luís de Camões, Escola Básica de Antas e Escola Básica Conde São Cosme) apoiam um universo de cerca de 800 alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo.
O seu papel educativo e formativo rege-se pelos diferentes eixos e linhas de ação referenciados nos documentos orientadores do Agrupamento, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura. Fomentam e divulgam atividades de leitura, de um modo a que seja possível responder de forma eficaz e inovadora aos desafios colocados à educação e à escola, garantindo a todos, e com todos, ambientes de informação e conhecimento, conducentes ao desenvolvimento dos saberes e competências imprescindíveis na nossa sociedade, que se revela cada vez mais diligente, imprevisível, digital e global. Efetivamente, as bibliotecas apoiam a implementação das Aprendizagens Essenciais e do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, aplicando o referencial “Aprender com a biblioteca escolar”, de acordo com as indicações da DGE/RBE.
Ademais, diferenciam-se, pela sua pertinência, as atividades de promoção da leitura: o MIBE (Mês Internacional da Biblioteca Escolar), a “Semana da Leitura” e, no âmbito do desenvolvimento da literacia da leitura, os projetos “Escola a Ler”e “Clubes de Leitura”, a partir dos quais os alunos podem melhorar as suas competências e trocar ideias, de forma a desenvolverem o seu sentido crítico, compartilhando boas práticas e descobertas.
É imperativo salientar, ainda, a colaboração com o Clube Europeu, o Erasmus+, o Projeto Cultural de Escola (em articulação com o Plano Nacional das Artes), o Plano Nacional do Cinema, bem como o apoio à implementação de atividades, relacionadas com os Projetos Eco-Escolas, uma vez que estes constituem uma oportunidade de formação e contribuem para a partilha de aprendizagens e experiências.
No que concerne às parcerias, realçam-se as variadas parcerias, nomeadamente, com a Biblioteca Municipal, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, o SABE (Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares), a Fundação Cupertino de Miranda, a Rede Municipal de Museus, as livrarias locais e diversas editoras.
Por fim, no âmbito da solidariedade social, as bibliotecas escolares inserem-se e participam em campanhas humanitárias e solidárias individuais e colaboram, também, com diversas associações. Para além disso, o trabalho colaborativo e de apoio à comunidade escolar é primordial, pelo que se privilegia a curadoria de recursos para trabalho em rede, a atualização constante das redes sociais e o aperfeiçoamento da biblioteca digital e, consequentemente, dos recursos educativos digitais.
Deixe um comentário