Biblioteca da Júlio Brandão do dinamiza concurso de escrita criativa

Biblioteca da Júlio Brandão do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco dinamiza concurso de escrita criativa

Alunos dos 2º e 3º ciclos trabalham a escrita criativa e o desenvolvimento sustentável numa articulação entre a Biblioteca Escolar Júlio Brandão e a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Estamos a implementar a 3ª edição do concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, integrado no projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”, enquadrado no Plano Local de Leitura.
Este concurso, organizado pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, é dirigido aos alunos do 2º e 3º CEB do concelho de Vila Nova de Famalicão, estando inscritas, este ano letivo, 11 turmas, num total de 267 alunos, do nosso agrupamento.
Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer, junto do público escolar, a temática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhar um conjunto de iniciativas ligadas à leitura e à escrita.

Terminada a fase da apresentação do projeto, foi dinamizada, em cada uma das turmas inscritas no concurso, uma oficina de escrita criativa orientada por uma técnica do Serviço Educativo e Cultural da Biblioteca Municipal, onde se pretende que os alunos elaborem três contos, um para cada ODS abordado no presente ano letivo, neste caso, o ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis, o ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico e o ODS 9 – Indústria, inovação e infraestruturas.

Estamos a dar passos no sentido da concretização dos ODS, pois acreditamos que o envolvimento dos alunos e da escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global e incentivar todos os cidadãos a participarem no desenvolvimento das comunidades.

Deixe um comentário