O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e o município de Vila Nova de Famalicão receberam uma visita, integrada no Programa Intercâmbios Escolares 2018/2019 – Viver nos Municípios do Eixo Atlântico, de alunos galegos que estudam português, dos seus professores e de uma representante do concelho de Ourense. Esta visita, apoiada pelo técnico do Município de Vila Nova de Famalicão, responsável por esta área, António Almeida, realizou-se ao longo dos dias 14 e 15 de maio e visou concluir o intercâmbio escolar entre a comitiva galega, a turma 6.º2 da Escola E.B.2,3 Júlio Brandão e alguns dos seus professores que estão envolvidos neste projeto, o qual pretende promover o conhecimento dos municípios integrantes do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular (Norte de Portugal e Galiza).
No dia 14, foram recebidos no agrupamento com um conjunto de atividades muito diversificado, que envolveu um grande número de alunos, professores e o seu diretor. Aquelas abrangeram a orquestra, um grupo de dança, jogos tradicionais, gincana de bicicletas, ténis de mesa, matraquilhos e produção de “pegamonstros/slime”, assim como, um lanche convívio patrocinado pelos encarregados de educação da turma 6.º2 e apoiado pelo curso profissional de restauração.
Na cidade, a comitiva galega teve a oportunidade de conhecer a Casa da Juventude e os Paços do Concelho, numa visita guiada de acordo com o “Projeto + Cidadania Jovem”. No Salão Nobre da Assembleia Municipal, a delegação galega foi acolhida com uma receção oficial do Município de Vila Nova de Famalicão, presidida pelo vereador da Educação, Conhecimento e Cultura, Leonel Rocha. Nesta cerimónia foram distribuídos os diplomas referentes à participação neste projeto e umas pequenas lembranças e de seguida realizou-se uma visita livre à cidade.
No segundo dia do intercâmbio, os alunos galegos visitaram o Labirinto das Artes, concebido pela Casa ao Lado, a Casa Museu de Camilo Castelo Branco e o Centro de Estudos Camilianos, onde puderam assistir ao “Teatro de Marionetas-Maria Moisés”.
Depois do almoço, realizaram uma visita ao Museu Ferroviário, em Lousado, e ao Parque da Devesa para mais um momento de salutar convívio e descontração.
O presente intercâmbio contou, quer em Vila Nova de Famalicão, quer em Ourense, com o patrocínio das respetivas Câmaras Municipais e visou promover o conhecimento e a preservação do património cultural destes concelhos, nos seus diversos aspetos, nomeadamente: históricos, geográficos, patrimoniais, entre outros e revelou-se um poderoso recurso educador.