Foi no Boletim Municipal da Educação n.º 325, de 31 de maio de 2019, que o Subdepartamento de Espanhol do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) anunciou que a aluna Inês Maria Oliveira Miranda, estudante do 11.º K, figurava na lista dos quatro finalistas do concurso Traduzir 2019 – na área linguística de espanhol –, conceituado concurso de tradução organizado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Lisboa.
Hoje é com um enorme orgulho que o grupo disciplinar de espanhol do AECCB divulga a toda a comunidade escolar e educativa que a aluna Inês Miranda venceu este concurso nacional, cujos resultados se tornaram públicos no dia 24 de junho. As provas prestadas pela aluna Inês Miranda destacaram-se pelo que um rigoroso júri composto por seis elementos de reconhecido nome decidiu selecionar a nossa estudante como a vencedora deste exigente concurso.
Este é o exemplo de que vale a pena empenhar-se e trabalhar com entusiasmo, encarar a aprendizagem-ensino de uma língua não só como uma disciplina mais, mas principalmente com a motivação própria de um interesse real pelo idioma e de preparação para os vários contextos de uso que também é preciso despertar no decorrer do difícil processo que carateriza a aprendizagem-ensino de uma língua estrangeira. Por isso, relativamente à língua espanhola, fica bem patente que, no âmbito do AECCB, “nuestro único mérito es el amor a la lengua española”, citando Miguel Sáenz, reconhecido linguista, tradutor e membro da Real Academia Española.