O fim do mês de janeiro significa para Vila Nova de Famalicão a aproximação de uma grande festividade, aquela que, no corrente ano, se celebra no início de março. Porém, o fim de janeiro trouxe algo mais para o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco: o prémio correspondente à vitória no IX Concurso “Carta a los Reyes Magos” na categoria do 10.º Iniciação, uma organização que contou com a parceria da Câmara Municipal de Vila Real e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O mês de janeiro representa para a maioria do mundo hispanofalante o ponto alto das festividades navideñas com a celebração do Dia dos Reis. Na noite do dia 5, as famílias celebram na rua e dão as boas-vindas aos Reis Magos com a realização da famosa Cabalgata de los Reyes, no fim da qual os Reis Magos recebem a chave que abre todas as portas. Para as crianças, esses dias representam uma imensidão de sentimentos, sendo de destacar a curiosidade e a ansiedade por causa dos presentes que se esperam no lugar do torrão, pois, seguramente, todas se portaram muito bem e merecem essa alegria na manhã do dia 6. Essa curiosidade está bem patente na letra do villancico “Campana sobre campana”: “Campana sobre campana, / y sobre campana una, / asómate a la ventana / verás al Niño en la cuna”.
À semelhança das crianças, também os alunos do AECCB estavam ansiosos e curiosos por saber o que lhes reservava o mês de janeiro. Este ano, alguns alunos da disciplina de Espanhol, com a orientação dos respetivos professores, decidiram escrever aos Reis Magos e pedir-lhes um presente especial. Apesar das muitas solicitações, os Reis Magos não se esqueceram do AECCB e, antes de rumar ao Oriente, contemplaram a aluna Margarida Moreira do 10.º K com o prémio correspondente à melhor carta escrita em espanhol na categoria do 10.º Iniciação.