A Biblioteca Escolar Júlio Brandão do AECCB apoia um universo de cerca de 1500 alunos dos 2.º e 3.º ciclos. O seu papel educativo e formativo rege-se de acordo com o previsto nos documentos orientadores do Agrupamento, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.
A sua equipa educativa, no sentido de apoiar a implementação das Aprendizagens Essenciais da escola do seu território e o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, aplica o referencial “Aprender com a biblioteca escolar”, segundo as indicações da DGE/RBE. Desenvolve e integra nas aprendizagens as literacias da leitura, dos média e da informação. Trabalha conjuntos de saberes relacionados com o uso da informação, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de valores e atitudes, funcionando como centro de recursos e de aprendizagem onde, através da colaboração entre a sua professora bibliotecária e os professores das turmas dos vários ciclos, se concretiza o ensino integrado de conhecimentos e capacidades transversais, indispensáveis ao desenvolvimento curricular e ao domínio das literacias do século XXI.
Evidenciam-se as suas práticas integradoras e capazes de responder à diferença, trabalha-se a estratégia nacional de educação para a cidadania, adotando-se soluções criativas e adequadas aos diferentes contextos e potenciando diversos modos de aprender.
A biblioteca escolar funciona como espaço de promoção de aprendizagens não formais, de lazer e de inclusão, trabalhando com os grupos CEI e NEE e com os cursos profissionais.
Salientam-se, pela sua relevância, as atividades de promoção da leitura: o MIBE (Mês Internacional da Biblioteca Escolar) e a “Semana da Leitura”. É de referir que, no âmbito do desenvolvimento da literacia da leitura, dinamizam-se os projetos ”10 Minutos a Ler” e “Escola a Ler”. Salienta-se ainda a dinamização do Clube de leitores da Júlio Brandão. Estas ações envolvem alunos de todos os ciclos de ensino.
Destaca-se, também, a colaboração da biblioteca com o Clube Europeu, o Erasmus+, o Projeto Cultural de Escola (em articulação com o Plano Nacional das Artes), o Plano Nacional do Cinema, bem como o apoio à implementação de atividades, relacionadas com os Projetos Eco-Escolas o que constitui uma oportunidade de formação, partilha de boas práticas e desenho universal de aprendizagens.
Em relação às parcerias, enfatiza-se a diversificada colaboração, nomeadamente, com a Biblioteca Municipal, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, o SABE (Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares), a Fundação Cupertino de Miranda, a Rede Municipal de Museus e as livrarias locais e diversas editoras.
No âmbito da solidariedade social a biblioteca colabora em campanhas humanitárias e solidárias individuais e em colaboração com diversas associações.
Privilegia-se, ainda, o trabalho colaborativo e de apoio à comunidade escolar, a saber: curadoria de recursos para trabalho em rede; atualização permanente das redes sociais e aperfeiçoamento da biblioteca digital e de diversos recursos educativos digitais.
Deixe um comentário