Alunos da turma 6.º 11 vencedores da 2ª edição do Concurso de Escrita Criativa “tODoS por um mundo melhor”
Já foram divulgados os textos vencedores da 2ª edição do Concurso de Escrita Criativa “tODoS por um mundo melhor”, uma iniciativa dirigida aos alunos dos 2º e 3º ciclos do concelho de Vila Nova de Famalicão, promovida pela Rede Municipal de Leitura Pública de Famalicão, no âmbito do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”.
No Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco este concurso foi dinamizado pela professora bibliotecária da Escola EB 2,3 Júlio Brandão e envolveu 100 alunos das turmas 5.º10, 5.º11, 6.º11 e 8.º4.
Esta edição realizou-se num formato bastante diferente do programado, dada a situação pandémica que estamos a vivenciar. Numa primeira fase enviou-se, a todas as turmas inscritas, um vídeo de apresentação do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo” e, num segundo momento, um vídeo tutorial onde foi explicitada, com pormenor, a dinamização de uma oficina de escrita criativa em contexto de sala de aula, com o apoio do professor de português, para produzir os contos inéditos. Estes vídeos tutoriais foram elaborados pela Biblioteca Municipal, nomeadamente, pela Dr.ª Maria João Silva, responsável por este concurso. O objetivo final seria criar um conto infantojuvenil onde o tema central refletisse os ODS abordados durante o ano letivo que agora termina. De referir que este ano foram tratados os: ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 5 (Igualdade de género) e ODS 6 (Água potável e saneamento).
O conto: “Vive a tua vida” produzido por um grupo de alunos da turma 6.º 11, da EB2,3 Júlio Brandão, foi o grande vencedor na categoria do ODS 5 “Igualdade de género”.
Parabéns a todos os envolvidos, nesta iniciativa de promoção da escrita criativa, em especial aos vencedores.
Relembra-se que o objetivo final deste concurso é a criação de uma coleção de contos interativos digitais dedicados aos ODS, os quais serão integrados numa “estante virtual”, alojada no sítio web da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
6.o-11-ODS-5
Deixe um comentário