Sob o lema PENSA E DÁ A PENSAR, o Grupo de Filosofia da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, em parceria com Biblioteca, comemorou, no dia 16 do corrente mês, o Dia Internacional da Filosofia, com diversas atividades ao longo do dia.
Logo no dia 2, um cartaz de elevada nota artística, da autoria do prof. João Pessanha, divulgava o evento na página web da Escola, vindo no dia 8 a ser colocado em diversos pontos do espaço escolar.
No dia 16, pela manhã, a Biblioteca abriu com recheado conjunto de frases e pensamentos de cariz filosófico e alguns bons livros, que concitaram a atenção de quem visitou o espaço destinado a exposições, onde se encontrava patente o acervo. Também as escadas e paredes adjacentes ao átrio, pela mão artística de alunos e do prof. Nuno Antunes, exibiam frases que convidavam à reflexão e, enquanto a manhã decorria, outros eventos tiveram lugar, como a “Aula Peripatética”, as “Estátuas Vivas”, canções alusivas interpretadas por alunos, e uma conferência dinamizada pela APEFP, na pessoa do Dr. Ricardo Koch, intitulada “Filosofia com Política e Democracia”.
Durante todo o dia, foram distribuídos pensamentos açucarados e exibidas apresentações em power-point de trabalhos de alunos. Está ainda prevista a Encenação da “Apologia de Sócrates” para os dias 29 e 30, pelas 15:30 horas, na Fundação Cupertino de Miranda.
A máxima de Heraclito, pesquisar o «pensamento que governa tudo por todo o lado», é o justo epílogo da comemoração.
por Carlos Almeida