Dia de Santo António – 13 de junho


Santo António está a chegar E o bom tempo vai trazer Com o manjerico a perfumar Para o ambiente manter. Perfumes de bailarico, alfazema e manjerico! Da vida, faço um poema E Santo António como tema. Santo António, Santo António Que tens tu de especial? Só sei que na tua festa Há alegria no arraial. Meu rico Santo António Santinho do meu coração Dá-me riqueza e saúde Muita paz e muito pão. Ó meu rico Santo António Ó meu rico São João Vamos todos passear Com arquinho e balão. Pelas ruas vão passar as Marchas de Portugal para todos admirarmos Santo António sem igual. Na noite de Santo António Come-se sardinha assada Até de madrugada e à desgarrada…!

Desafio estes “pequenos poetas” a escreverem quadras a Santo António e a guardarem o manjerico durante um ano para que, na próxima festa, o possam substituir por outro, e, posteriormente, darem continuidade a esta tradição.
Ficam aqui algumas dicas:
O manjerico deve ser colocado num local onde apanhe sol moderado, protegido do vento e da geada e o solo deve ser bem arejado e húmido.